Desmatamento na Amazônia Legal cai 43% em setembro

Dados divulgados pelo Inpe nesta segunda-feira, 31/10, revelam que o desmatamento na Amazônia Legal caiu cerca de 43%, em relação ao mesmo período de 2010. Ainda assim, uma área equivalente a sete vezes o tamanho do Parque Nacional da Tijuca, no RJ, foi suprimida na região

O MMA – Ministério do Meio Ambiente divulgou nesta segunda-feira, 31/10, dados do Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais referentes ao desmatamento da Amazônia Legal em setembro deste ano, que apontaram que a prática ilegal caiu 43,31% na região, em comparação ao mesmo período de 2010.

De acordo com o Instituto, neste ano, 253,8 km² de floresta foram desmatados na Amazônia Legal em setembro, contra 447,7 km², em 2010. Apesar da redução significativa, a área suprimida na região ainda é expressiva e representa o equivalente a quase sete Parques Nacionais da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Um dos dados que mais se destacam no levantamento do Inpe é a volta do Mato Grosso ao posto de estado mais desmatador da Amazônia Legal. A região havia diminuído o ritmo de degradação do bioma em agosto deste ano, mas voltou a liderar o ranking de desmatamento neste mês. Foram 110,8 km² desmatados, o que representa cerca de 43,6% de toda a área florestal suprimida em setembro. Em seguida, aparece Rondônia, com 49,9 km², e Pará, com 46,9 km².

Segundo o Inpe, o Deter – sistema de detecção de desmatamento, em tempo real, utilizado pelo Instituto – não conseguiu visualizar cerca de 5% da Amazônia Legal, por conta da cobertura de nuvens na região.

Fonte: Planeta Sustentável

Anúncios

Sobre Liliane Castro

"O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor." (Madre Teresa de Calcutá) Ficarei uns dias sem postar, devido a preparação e defesa de TCC na Universidade...
Esse post foi publicado em Amazônia, Biodiversidade Brasileira e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s