ONU oficializa 2011 como Ano Internacional das Florestas

Iniciativa promove conscientização para importância da conservação ambiental; atividades têm como centro a sobrevivência dos moradores das florestas em todo o mundo.

florestas2011

As Nações Unidas declararam 2011 como o Ano Internacional das Florestas. O lançamento foi feito, nesta quarta-feira, em Nova York, durante a 9ª Sessão do Fórum da ONU sobre Florestas.

Num discurso, o presidente da Assembleia Geral, Joseph Deiss, lembrou que “milhões de pessoas que vivem em áreas de matas, dependem desses recursos para sobreviver, principalmente, nos países em desenvolvimento.”

Cidadãos

Em entrevista à Rádio ONU, a encarregada do Fórum sobre Florestas, Bárbara Távora-Jainchill, disse que o lançamento representa uma oportunidade para envolver o mundo no trabalho de tornar as florestas sustentáveis.

“As crianças, os adultos, os jovens, enfim todos os cidadãos de todos os países do mundo podem contribuir pensando um pouco nas árvores que os cercam. Eu não estou falando apenas daqueles que moram perto de grandes ou pequenas florestas. Estou falando daqueles que também moram em cidades grandes mas, que tem uma árvore perto da sua casa ou do seu edifício e que essa árvore faz toda uma diferença na vida daquela pessoa. Se cada um der conta da importância dessa arvore e da sua importância na sua vida, a mentalidade vai mudar”, disse.

Questão Ambiental

O presidente da Assembleia Geral da ONU lembrou que as florestas são “o pulmão do planeta” e que “todos os anos, apesar da sua função vital, 25 hectares de área verde desaparecem”.

Vários participantes destacaram a necessidade de um manejo mais adequado das matas para o combate e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, além da redução do desmatamento.

Fonte: Rádio ONU

Anúncios

Sobre Liliane Castro

"O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor." (Madre Teresa de Calcutá) Ficarei uns dias sem postar, devido a preparação e defesa de TCC na Universidade...
Esse post foi publicado em Biodiversidade, Notícias e marcado , , . Guardar link permanente.

5 respostas para ONU oficializa 2011 como Ano Internacional das Florestas

  1. JANDERO CAETANO DE MATOS JUNIOR(BOMBEIRO DE RIBEIRÃO PRETO -SP) disse:

    Ola! tudo bem ? A princípio gostaria de dizer a voces quem planta semente colhe frutos, e o site esta maravilhoso e alem do que deve ter iniciativa de alguem depessoas como voces, estao de parabens nois precisamos de voces,tento fazer minha parte poraqui , mais o poder publico deixa muito a desejar quanto a coleta dos desvartaveis e reciclaveis.as vezes eu separo todo o reciclavel e deixo na rua para alguem pegar, mais nem isso recolher pelas pessoas que junta para vender nao esta acontecendo mais. e orgao admistrador nao esta preocupado com isso, infelizmente. Quero desejar a Liliane Castro tudo de bom e que sempre estarei a desejar essa iniciativa vai fazer a diferença, Que Deus olhe por voces.

    • Jandero, obrigada pela visita e muito mais ainda por vc fazer a sua parte na na preservação do Meio Ambiente. Não desista nunca! Um dia, tomara que não seja tarde demais, todos farão a sua parte. E como diz um velho ditado: “é de grão em grão que a galinha enche o papo”, é a partir das pequenas coisas que fazemos, que podemos mudar a situação que o nosso Planeta se encontra hoje.
      Volte sempre é um prazer ter a sua opinião.

      Muita Luz e Paz!
      🙂

  2. João Nelson Silva disse:

    As iniciativas, decisões e políticas governamentais e de ong’s à preservação de florestas e conservação pelo uso sustentável do Meio Ambiente são fundamentais ao equilíbrio do Planeta Terra. Excelente as informações acima quanto ao posicionamento da ONU. A Casa de Alfabetização Ecológica Josué de Castro – CAJOC, em Bom Conselho, PE, está mobilizando e trabalhando com escolas e meios de comunicação para efetivação dos processos de crescimento e desenvolvimento da consciência crítica haja vista a participação consciente para salvar o Planeta Terra.

  3. Nalva Maria disse:

    Olá amigos(as).
    Quremos de parabenizá-los pelas matérias.
    GOSTARIA DE SABER SE A SÍNDICA PODE CORTÁ-LA?
    Venho através deste solicitar informações (APOIO) a respeiro de um pé de Laranja(ponca)que tem mais de 10 anos ao lado do prédio que moramos a 31 anos, como gosto muito de plantas e não dar para tê-las no apartamento no 3º andar que dá de frente para a árvore, cuido dela com muito carinho, todo ano as pombinhas fazem seus ninhos nela, além dos Beija-Flor e outros que pousam diariamente.
    Ah, tenho duas netinhas Yumi de 9 anos e Mayumi de 2 anos quando vem passar dias comigo adoram chamar os passarinhos, e perguntam se já tem filhotinhos.
    Também recebemos sementes do Estado de Rondônia pelo meu colega jornalista Marcus Danin do Joranl Alto Madeira; (Cajú como não nasce em São Paulo tive que mandar plantar na Bahia, o Vaveiro Ferro vamos plantá-los no SESC Interlagos).
    Tenho alguns ensaios fotográficos a respeito do Meio Ambiente, Índios Guarani(Índio & Metropole’, ‘Mulheres Contruindo Cidadania) ’Revele o Tietê que Você Vê’sobre as Represas Billings e Guarapiganga, aterros inregulares(de inertes) etc…
    Atenciosamente,
    Nalva

    • Olá, obrigada pela visita 🙂
      Em relação a árvore acho que você deveria fazer um abaixo assinado, reunir o máximo de assinaturas para impedir que a cortem, falar com os vizinhos da importância da mesma para todos.
      E sobre os ensaios, adoraria vê-los devem ser lindos, uma verdadeira identidade cultural.
      Carinhosamente,
      Liliane 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s