Um alerta sobre a necessidade de preservação das espécies – Abertura da COP 10

O homem está acabando com a vida na Terra.” Foi com esse alerta que o diretor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner, abriu a 10ª Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (COP-10). No encontro, que vai até o próximo dia 29, em Nagoia, no Japão, devem ser traçadas novas metas para a preservação das espécies de seres vivos do planeta, depois de nenhuma nação ter conseguido cumprir o que foi acordado 10 anos atrás, na COP-6, em Cartagena, na Colômbia. “Este é o único planeta no Universo em que sabemos que existe vida como a nossa e estamos destruindo as bases que a sustenta”, disse Steiner.

A cobrança de ações mais concretas dominou os discursos do primeiro dia de debates. A razão é o medo de que se repita o que ocorreu a partir da reunião de 2000 – muito foi combinado no encontro, mas pouco foi cumprido na década seguinte. “Chegou a hora de passar à ação e é preciso fazer isso aqui”, pediu Ahmed Djoghlaf, secretário executivo da convenção. “Vamos discutir sinceramente o futuro da Terra para encontrar uma solução”, acrescentou o ministro japonês do Meio Ambiente, Ryu Matsumoto, durante seu discurso de abertura. “Hoje, infelizmente, a vida humana é um problema para a natureza. Temos de ter coragem de olhar nos olhos das nossas crianças e admitir que nós falhamos, individualmente e coletivamente, no cumprimento das metas prometidas (anteriormente)”, completou.

O ministro ressaltou o papel preponderante que as demais espécies têm para a existência humana. “Toda a vida na Terra existe graças aos benefícios da biodiversidade, na forma de terra fértil e água e ar limpos. Mas estamos agora próximos de perder o controle se não fizemos grandes esforços para conservar a biodiversidade”, disse.

Veja o texto completo em: Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

Anúncios

Sobre Liliane Castro

"O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor." (Madre Teresa de Calcutá) Ficarei uns dias sem postar, devido a preparação e defesa de TCC na Universidade...
Esse post foi publicado em Notícias e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s