Castanheira-do-Brasil: Espécie ameaçada de extinção

Ao longo das minhas postagens vou está apresentando algumas das espécies ameaçadas de serem extintas. A primeira escolhida faz parte da lista de espécies da flora ameaçadas de extinção do Ministério do Meio Ambiente,  que é a Castanheira-do-Brasil,  conhecida também, como castanheira-do-pará, que produz as apreciadas castanhas do pará, podendo possuir outros nomes dependendo da região.

A extinção

O processo de extinção está relacionado ao desaparecimento de espécies ou grupos de espécies em um determinado ambiente ou ecossistema.

O nome científico da castanheira é Bertholletia excelsa,  é uma árvore alta e bela, nativa da Amazônia. Ela pode ser encontrada em florestas às margens de grandes rios, como o Amazonas, o Negro entre outros.

A principal causa para o risco de sua extinção é o desmatamento. No Brasil, castanhais são derrubados para a construção de estradas e barragens, para assentamentos de reforma agrária e para a criação de gado.

Como são as castanheiras

As castanheiras-do-Brasil normalmente atingem entre 30m e 50m de altura e de 1m a 2m de diâmetro. É uma das espécies mais altas da Amazônia. Há registros de castanheiras que alcançaram 50m de altura e mais de 5m de diâmetro.
Seu tronco é reto e os galhos se concentram na parte mais alta da árvore. A casca é acinzentada, e as folhas, que ficam acima da copa das outras árvores, têm de 20cm a 35cm de comprimento.

As castanheiras dependem de um ambiente intocado para sua reprodução. Suas flores só são polinizadas por alguns tipos de insetos, que são atraídos por orquídeas que vivem perto das árvores de castanha. Se as orquídeas ou os insetos são mortos, as castanheiras não dão frutos.

O fruto da castanha leva mais de um ano para amadurecer, é mais ou menos do tamanho de um coco e pode pesar 2kg. A casca é muito dura e abriga entre 8 e 24 sementes, que são as apreciadas castanhas.

Caso não sejam devoradas por roedores, micos ou humanos, as sementes demoram de 12 a 18 meses para germinar. Muitas delas são plantadas por cutias, que roem os frutos até abrir a dura casca, comem algumas das sementes e enterram as outras para comer mais tarde. As sementes esquecidas pelas cutias brotarão da terra no ano seguinte para começar os 500 anos de vida de uma nova castanheira-do-Brasil.

Fonte: WWF Brasil

Veja: Lista Nacional das Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção

Anúncios

Sobre Liliane Castro

"O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor." (Madre Teresa de Calcutá) Ficarei uns dias sem postar, devido a preparação e defesa de TCC na Universidade...
Esse post foi publicado em Espécies em Extinção e marcado , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Castanheira-do-Brasil: Espécie ameaçada de extinção

  1. juliana disse:

    nossa …. q matéria interessante……muito interessante mesmo…….

    seu blog é muito legal e bonito .. … … … …parabéns ……

  2. Bruna Castro disse:

    Carambaa não sabia que uma castanheira vive durante 500 anos!!
    Seu blog está a cada dia melhor!

    Ameii, beijos!

  3. Bea...Söusý disse:

    Não se chama castaneira do brasil
    é Castanha-do-Pará !!! E sempre será !!
    Adorei seu blog s2 !!! Otimas informações, eu acho que deviam parar de pesar um pouco na evolução do país para pensar sobre o meio ambiente, sem arvores como vamos conseguir respirar ar puro !!! Amei sua materia !!! Quero saber mais coisas da castanheira!!! 500 anos é muito 😀

  4. jordania disse:

    adorei conhecer um pouco mais sobre a castanheira do brasil , qe por entanto esta em extinção ;(

  5. Jeandry disse:

    Amigo a sua postagem está ótima, mas peca pela falta de informações + detalhadas. Por exemplo, se você verificar no site do Ibama, a denominação Castanheira do Brasil, vem apenas em último lugar, o nome mais conhecido é Castanheira-do-Pará, que é o estado digamos “nativo” dessa árvore, que não dá somente em “margem de grandes rios”. Aqui no Pará essa árvore está por todos os lugares nas florestas.

  6. Esther disse:

    Amei esse site.Quem amou escreve amei!!!!

  7. Esther disse:

    Concordo com a Jordania

  8. Emily Barrozo Uchoa disse:

    Quantas castanheiras existem no Brasil?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s